Olá amigos!

Pra começar nosso papo sobre o desenho, e colocar em prática nossas ideias, resolvi começar com um conceito que explique essa força que nos leva a gastar horas e horas deburçados sobre pranchetas, canetas, lápis e papéis, a procura do traço e expressão perfeitos.

Bom, o que seria então o desenho?

Pelas palavras do professor Laerte Galesso, Orientador do Curso de Artes Plásticas da ABRA (Academia Brasileira de Artes):

O desenho é uma forma de linguagem, talvez a mais antiga. Provavelmente o homem das cavernas, bem antes de se comunicar com palavras, tenha feito isso através de rabiscos. Ainda hoje, quando não conseguimos nos comunicar verbalmente, tentamos fazê-lo por meio de um desenho.

Sendo assim, desenhar é mais que um impulso, é uma necessidade humana, que está relacionada com a inteligência emocional e aprendizagem. É uma atividade prazerosa ao realizador.

Mas podemos nos aprofundar ainda mais neste conceito de desenho: Desenhar seria então um meio pelo qual se cria uma imagem. Este processo ocorre pela demarcação de uma superfície através da pressão exercida por uma ferramenta (em geral, um lápis, caneta ou pincel).

O elemento principal do desenho é o ponto, ou seja, o menor contato entre a ferramenta e a superfície. A partir da sucessão de pontos temos a linha, e a partir da linha as formas básicas e complexas.

E qual seria a finalidade do desenho?

A meu ver, a principal função do desenho é a comunicar. Transmitir ao outro, de maneira visual, uma ideia, um projeto, um sentimento. Para isso foi usado desde o principio da humanidade e continua sendo usado, em diversas aplicações profissionais, segmentando-se assim em desenho técnico, artístico, design, entre outros, sendo que, cada uma destas modalidades, conta ainda com seu repertório técnico e diferentes materiais e suportes.

Independente de sua aplicação, o desenho, quando bem executado, transmite ao ser humano o deleite visual, e proporciona o exercício mental de se abstrair do suporte ou técnica para se enxergar ideias.

Talvez por isso sejamos apaixonados por ele. E é por isso que estamos aqui!

Espero que possamos trocar muitas informações e evoluirmos conceitualmente e tecnicamente através dos estudos aqui propostos!

Obrigado, e mãos aos lápis!