5 dicas para você vencer a preguiça de desenhar

Queria desenhar, mas a preguiça não deixa!

A gente tem sempre uma desculpa para não desenhar o quanto desejamos, mas no final das contas, o motivo é sempre o mesmo: A PREGUIÇA!

Sempre temos tempo para assistir um episódio da série favorita, jogar ou perder tempo nas redes sociais.

Mas então, como faço para não perder o hábito de desenhar sempre?

Seguem 5 dicas para você manter seu lápis em chamas, que eu mesmo testei, pois também sofro com o mal da preguiça de desenhar.

Vamos lá!

1. Tenha um sketchbook  de bolso.

Pode parecer bobagem, mas desde que eu comprei um sketchbook de bolso eu passei a desenhar bem mais… Afinal sempre sobra alguns minutos quando estamos na fila de um banco ou esperando a mulher fazer compras no shopping.

Recomendo uma caderneta  no tamanho  de 13x8cm da Moleco. Custa na faixa de R$18,00 e tem uma boa textura. Ótimo pra desenhos rápidos em qualquer lugar.

 2. Carregue sempre uma caneta ou lápis.

Ok, digamos que agora você tenha uma caderneta de bolso, e leve ela para todos os lugares. Então está tudo certo, não é mesmo? Não! Você precisa também de um lápis ou caneta! Leve sempre uma com você no bolso, afinal, mesmo que você não tenha uma caderneta você ainda poderá desenhar em um guardanapo, um rascunho ou qualquer superfície que sua caneta permitir (que tal uma sharpie?).

3.  Espalhe blocos de anotações pela casa e local de trabalho

Compre diversos blocos pequenos ou compre um pacote de papel oficio e mande cortar e encadernar em uma gráfica, e espalhe estes caderninhos onde você mais fica. (em casa, no trabalho, na casa da namorada,no carro). Como você já tem um lápis/caneta com você o tempo todo, quando estiver ao telefone, na pausa para o café, ou mesmo durante um congestionamento, você terá sempre um tempinho para praticar seus rabiscos.

4. Seja multitarefa

Desenhe enquanto assiste tv ou lê seus feeds. Desenhe enquanto pensa na vida, desenhe, desenhe e desenhe… Tome café com um bloco ao lado, desenhe enquanto conversa ao telefone ( eu já disse isso). Até dentro do ônibus é válido, tendo em vista que isso aprimora o controle de seu traço. O importante é aproveitar os pequenos momentos para dar forma as idéias, ou realizar rabiscos soltos que poderão mais tarde se tornar outros desenhos mais elaborados.

 5. Reserve tempo

E pra encerrar, uma dica que vale muito. Reserve algum tempo do seu dia ou da sua semana para praticar com mais vigor… Faça desenhos mais elaborados nesse tempo. Com isso você será capaz de mensurar seu progresso, percebendo a evolução e se sentido mais motivado a continuar. Este tempo deve ser respeitado religiosamente. Eu indico a principio, 15 minutos a cada 2 ou 3 dias. e depois vai aumentando, o tempo e a frequência, conforme sua disponibilidade. O importante e conseguir concluir desenhos pequenos ou grandes, independente da técnica.

E com as outras doses de desenho, em poucos dias o habito estará criado e a preguiça vai embora de vez.

Espero que as dicas ajudem! E comentem suas experiências ou dicas pra se manter longe da preguiça!

 

« »

© 2017 Fogo no Lápis. Theme by Anders Norén.